sindicato@ruralbage.com.br (53)3242.8888 ou (53)3242.5262

Um pouco da nossa história

Pampa sul-americano, vastas planícies de verdes campos onde nascem e se criam rebanhos de genética diferenciada com qualidade superior, onde predominam as criações de gado de origem britânica.

Palco de lides campeiras que inspiram poemas e fazem história, o Pampa gaúcho se diferencia por ser uma região peculiar do território brasileiro onde o homem tem uma profunda identificação com o campo.

No coração desta região está localizada Bagé. Há pouco mais de trezentos quilômetros da capital Porto Alegre, Bagé se avizinha de nossos irmãos uruguaios e argentinos, misturando costumes e tradições, trazendo à cena a mais pura imagem do gaúcho do Pampa. Neste cenário, há mais de cem anos atrás, fundou-se a Associação Rural de Bagé, entidade promotora de grandes eventos da pecuária nacional e importantes lutas em defesa da produção primária no País. A sede da entidade é um dos mais belos parques do Brasil. Com mais de 50 hectares, lindamente arborizado e com estrutura capaz de alavancar exposições, simpósios, debates e festas, a Rural de Bagé, como é conhecida, promoveu a primeira exposição-feira do País, no século passado, tornando-se uma entidade pioneira no setor.

Por tudo isso e pela liderança que a tornam legítima representante do produtor rural a Associação e Sindicato de Bagé detém o credenciamento de toda uma região para, em seu nome, promover as questões da história, produção e tradição rural do Pampa gaúcho.